segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A minha versão de como começou


Pois, sou eu o penetra neste grupo. Apesar de já os conhecer a todos antes de eles aparecerem no meu canto em São João da Talha.
O "R", era o que conhecia menos. Vi-o a primeira vez em Santa Iria quando estava com o "Z" ao pé dos CTT, e do outro lado da rua vejo um tipo estranho com uma ganda trunfa de carapinha loura e uma penca grande a vir cumprimentar o "Z". Em São João da Talha, foram imensos os nossos despiques a jogar à bola ou a falar de bola. Cheguei um dia a zangar-me com ele por causa de falar de futebol, na paragem de autocarro. Só que não valia a pena, é um tipo excepcional, um bocado para o negativista, mas isso é porque é lampião. O grande sonho dele é fazer-me lampião, ou não.
O "K", conheci-o muito antes de 90. Devia ser por volta dos anos 86, 87 ou quem sabe antes ainda. Há por aí uma história de que a minha mãe uma vez deixou-me no médico com a mãe dele e com ele, para apanhar uma vacina. Sinceramente não me lembro o que aconteceu ou se é verdade. Pelo menos não me deixou traumas até hoje. De resto foi na catequese que iniciamos a nossa amizade. Foi para São João da Talha fazer MOSH's e gritar "COMANDOS". Este "K" de facto tinha pancada (e continua), e das grandes. É de todos o mais maluco, apesar de não parecer (os cabelos brancos é só para disfarçar). É mais uma pessoa com quem podemos sempre contar.
O "B", também o conheci antes de São João da Talha. Apareceu ele mais a irmã, um dia na catequese. A partir dessa data a catequese, comigo, com o "K" e o recém chegado "B", mudou. E as missas a seguir à catequese nunca mais foram as mesmas. Em São João da Talha, era famoso pelo seu blusão cor de mustarda. Quem não se lembra do "Tá colado?" (história para mais tarde recordar). Um grande amigo.
O "Z", foi o primeiro de todos a entrar na minha amizade. Apesar de ser da mesma rua que eu, foi numa festa de uma prima minha que falei com ele a primeira vez. Deviamos ter para aí uns 6, 7 anos. A minha prima tinha convidado a turma toda para ir aos anos dela e aonde o "Z" apareceu. No meio da festa fomos todos jogar às escondidas para o parque. No parque havia um repucho, que estava a transbordar de água. Ao passarmos pelo repucho, estavamos a falar, e vai daí coloco o pé na poça. Fico todo encharcado do pé .... decido que não ia entrar em casa da minha prima todo encharcado. Acabamos por ficar a ali sentados a conversar e a esperar que o meu pé ficasse seco. Esta é primeira lembrança, depois surgem outras, na rua, no caminho de camioneta até à escola da Bobadela onde iamos sempre juntos, na escola da Bobadela onde o convidei para ser jogador de futebol da minha turma porque na dele ele não jogava, ou depois quando ele me convidou para ir jogar no Santa Iria e acabei por lhe tirar o lugar. Acabamos por nos reencontrar em São João.
O "Z" é um tipo que muita gente não chega seus aos calcanhares. Desde muito cedo, sozinho, teve que ser Homem.

Depois em São João reuni-me com eles no 12º ano. Foi tão bom que resolvemos todos continuar no 12º outra vez. Assim é que se vê o espirito da amizade e camaradagem.

domingo, fevereiro 19, 2006

E foi assim começou o mundo......


Estávamos em pleno ano de 1990, era o inicio de uma nova década, o inicio de novas vidas e de novas descobertas.
A Escola Secundária de S. João da Talha foi a origem desta longa viagem, afinal de contas este ano faz 16 anos que tudo começou, mais de metade da minha vida....
Quase tudo era novo para os quatro rapazes de Santa Iria, que vinham todos do Colégio Bartolomeu Dias e que tiveram de mudar de escola para prosseguir os seus estudos, embora não se conhecessem mutuamente o tempo e as situações encarregaram-se disso.
O curso era o de Electrotecnia e a turma do 10º ano era o 10º - 10, tinham ficado juntos e o facto de terem de fazer as viagens de camioneta de Santa Iria para S. João e vice-versa, “obrigou-os” a tornarem-se amigos....
O primeiro ano passado na escola de S. João, foi muito atípico porque a professora, que dava a maior parte da carga horária, encontrava-se perto de se tornar uma mãe e como não tinha sido providênciado um substituto para ocupar o seu lugar, fez com que estes rapazes tivessem muito tempo livre nas mãos, aproveitando assim da melhor maneira as idas para a escola.
Nesse tempo livre deu para conhecer bem a sede da Sanjoanense, local que servia para assistir em directo aos jogos do Mundial de Itália para além de se fazer por lá outras coisas...
Aproveitou-se esse tempo também para conhecer muita gente nova lá na escola e acreditem que se conheceu muita gente nova....
Como por exemplo, outro rapaz de Santa Iria...que mais tarde se iria juntar a este maravilhoso grupo....se calhar pensavam que eu iria falar de raparigas!?
O que posso adiantar sobre esse assunto é que os rapazes de Santa Iria formavam um grupo bastante homogéneo tanto que ficaram com a alcunha de Cavaleiros do Apocalipse ( derivado a uma telenovela da altura e na qual havia um grupo de cavalheiros com essa designação ) porque andavam sempre juntos e bem dispostos...bem quase sempre juntos...de vez enquanto alguém se dispersava do grupo....
Nesses períodos de tempos livres, deu para também descobrir uma modalidade nova, chamada: “ Eu deito-me no chão e vocês fazem MOSH “, foi algo de muito sucesso entre eles!!!
O segundo ano lá na escola...foi tão bom ou melhor que o primeiro, a excepção daqueles que chumbaram...porque afinal de contas também se devia estudar quando se anda na escola.
Este segundo ano, foi por assim dizer o ano da confirmação....tendo como o Ponto alto, "o dia 10 de Abril de 1992....", dia marcado por uma festa na casa de um desses rapazes e que teve como resultado final: um copo partido, uma tomada fora do sitio, várias garrafas de álcool vazias, duas dobradiças do bar bem oleadas, uma camioneta da rodoviária nacional e uma casa de banho do Centro Comercial vomitadas, um casaco que ficou com café, uns golpes nas mãos, uma cabeçada na porta, duas chapadas na cara e um dos rapazes em coma......e o mais importante, uma amizade que até hoje perdura!!
Terá sido este dia o ponto de viragem, na vida destes rapazes...um dia para não esquecer e para os manter unidos.
O terceiro ano na Escola de S. João também foi diferente, um dos rapazes, chumbou de ano e teve de deixar os seus amigos, mas a situação resolveu-se facilmente visto que o rapaz de Santa Iria que se tinha conhecido no primeiro ano, juntou-se ao grupo.
Por fim no ultimo ano na Escola, as coisas também foram diferentes, visto que o rapaz que tinha deixado o grupo voltou porque os outros quatro resolveram chumbar de ano, mas nem assim o grupo ficou completo com os Cinco rapazes de Santa Iria, visto que houve um deles que resolveu ir estudar a noite para a Escola de Sacavém...
Todos estes anos, foram vividos com grande intensidade, embora os dois primeiros tivessem sido os mais marcantes...
Só faltara agora explicar o que significa BZKRN: O “B” é de Basuca ( alcunha de um dos rapazes ); o “Z” é de Zé ( Nome de um dos rapazes e pelo qual ele não gosta que o tratem ); o “K” é de Kase ( outra das alcunhas dos rapazes ); o “R” é de Rui ( Nome de um dos rapazes e pelos vistos tendo em conta o nome dos filhos, gosta que o tratem por esse nome ); o “N” é de Nelson ( finalmente, alguém deste grupo que não têm problemas com o nome ).
Esta será a primeira de muitas histórias deste maravilhoso grupo de Cinco amigos!!!
Foi assim que tudo começou!!!